Re:Repetição

Eu já escrevi outros blogs antes. Faz tempo, acredito que não guardei os textos que foram parar lá.

Quando comecei com este aqui, foi na intenção de abrir uma brecha a mais no cérebro, fazer circular melhor as idéias. E para isso eu achei que deveria deixar pra trás tudo o que eu já tinha escrito antes. Sendo assim, nem mesmo tentei procurar os arquivos de textos antigos para disponibilizá-los aqui, antes que eu escrevesse qualquer coisa.

Então diariamente eu tento me concentrar em algum momento para pensar sobre o que poderia escrever hoje. E, vez ou outra, acabo trazendo à tona do fundo da memória, fragmentos ou idéias de algo que já escrevi antes. Se não num blog, em cartas, ou poemas, ou música. Ou só anotei algum dia a idéia e achei que já estava publicada ali, naquela borda da conta paga que foi pra gaveta. Não sei não. O que me incomoda mesmo nesses pensamentos é me tornar repetitivo, é me tornar um chato que fala sempre das mesmas coisas.

Mas as coisas são sempre as mesmas não é? Se você pega um livro aí da sua estante, descobre muito rapidamente que o assunto do dito cujo provavelmente já foi tocado por outro autor, em outro livro, em outra época. Ou por um filme, ou uma foto, ou um grito de rua do vendedor de picolé (“moça bonita não paga, mas também não leva!”). O que diferencia essas mesmas idéias é a maneira como são expostas, a época em que surgem (tanto a época do mundo, quanto a época de cada leitor). O que diferencia as idéias são as pessoas.

Então volto pra mim mesmo.

Será que se eu escrever mais uma vez sobre um assunto que eu já esgotei, estarei falando algo novo?
Sim, sempre.
Porque eu me renovo.

E você?

PS: Acho que já escrevi algo muito parecido com isso no meu antigo blog. A sorte é que eu já apaguei.

Leave a Reply

