Boca fechada fermenta as idéias?

Manter um blog sempre atualizado não é mesmo uma tarefa muito fácil. Ainda mais quando a gente se impõe a necessidade de que nele estejam escritas umas boas idéias de vez em quando.

Esse tempo todo que fiquei sem escrever aqui (duas semanas!) pensei em algumas dezenas de assuntos pra serem desenvolvidos. Andava e pensava, lia a respeito, sonhava com o texto, e por fim, ao encontrar os amigos, danava a falar. Falando e ouvindo a gente vai longe. Atravessa outros assuntos também interessantes, desenvolve novas teorias até descobrir que eram velhas teorias, discorda, discute, conclui.

E é aí que surge meu problema.
Ao término de tão delongada conversação, o assunto se esgotou. Não vejo mais a menor necessidade de escrever uma linha sobre como a moda se repete em ciclos perfeitos ou sobre a evolução tecnológica dos eletrodomésticos. É uma pena, e ao mesmo tempo um alívio por eu não sair por aqui desatando a falar sobre mais do mesmo (e não é?).

Pensar pode parecer fácil. Mas fácil mesmo é embarcar em pensamentos. Agora pegar um desses pra desenvolver, pra chegar em algum lugar satisfatório e além de tudo manter segredo com seus amigos pra não esgotar a idéia, ah, isso é martírio. Entretanto, a satisfação da conversa, do assunto debatido, revirado é tão grande que a única conclusão a que posso chegar é de que não adianta ficar escondendo o jogo. O negócio é pensar exageradamente. Transformar tudo em idéia, ligar todos os assuntos, gerar debate pra chegar em novos lugares, e aí sim sentar pra escrever. Assim não corro o risco de me pegarem falando de maneira banal sobre o imperialismo americano.

Com tanta coisa na cabeça, recebo hoje do Mauro um link que, espero, vai me consumir por horas e dias e meses de atenção. Dêem um pulinho lá no Inspirational Talks pra saber do que se trata.

Além desse site, eu continuo passeando diariamente pelo engadget.com pra saber das novidades tecnológicas (e os caras brincam com muitas das baboseiras inventadas) e nunca deixo de visitar os meus fóruns de fotografia, pra aproveitar o conhecimento dos outros sobre as velharias fotográficas.

2 Responses to “Boca fechada fermenta as idéias?”

  1. Carlos Penteado Says:

    O problema do blog é que se surge uma certa obrigação involuntária de ter de escrever alguma coisa com certa periodicidade. E daí o próximo post tem que ser sempre melhor que o anterior, e não pode ser banal (como vc disse) e todas essas coisinhas. Daí, te tanto pensar, acaba que não se escreve nada.
    Mas ao menos você se refugiou em satisfatórias conversas…
    Ah, e vou ligar lá no China in Box, acabei de ver uma ótima mensagem para um biscoito da sorte: “Pense exageradamente”.
    Há!
    Abraço.

  2. ch Says:

    Pois é. Criou tem que manter!
    Tá na hora de atualizar esse blog.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: