quanto vale um segundo?

Em uma das entrevistas de divulgação do novo lançamento do Ludov comentaram que esse disco demorava mais pra ser compreendido.
Eu não sei não.
O Debussy já falou que a música não é pra ser entendida. É pra ser ouvida e pronto.
Se alguém não gostou de cara e com o tempo passou a gostar, fica óbvio que quem mudou foi o ouvinte, já que o disco está lá, estático e indefeso. Aquela música ali gravada não muda. Muda é o jeito que a gente escuta ela.

Mas enfim, o comentário vinha acrescido de uma reflexão sobre como, com o passar dos anos, a mídia procura cada vez mais rápido um substituto para a banda que vai “salvar o rock”, os novos strokes ou a onda jovem de algum país excêntrico. E com essa velocidade nos acontecimentos, fica difícil alguém parar para ouvir um disco. Deixar que ele preencha todos os espaços vazios do seu corpo, que te eleve ou te sature.

Realmente, pode parecer isso.
Mas pra mim parece mais outra coisa.

Lembro que quando mais novo eu gostava era de ler poesia rápida, versos curtos, microcontos. A intenção era chegar logo ao fim e ir acumulando textos lidos para, em algum outro momento, pensar naquilo tudo, aquele caldeirão de idéias profundas misturando as letras e os morais.

Agora a coisa já é diferente.
Me enterro num romance sem fim, lendo cada vez mais devagar e torcendo pra que o livro não acabe.
Uma história só, que contenha todas as outras.

One Response to “quanto vale um segundo?”

  1. Rafael Says:

    Realmente, esse foi o disco que as letras estão mais marcantes e de conteúdo mais forte.

    Acho que deve ter sido mais complicado pra uns conseguir compreender o que se passa, mas acho que ouvi o disco de trás pra frente, afinal, todas as músicas me agradaram, tendo como preferida “Delírio”, que foi a ‘decepção’ pra maioria.

    Estranho, estranho.

Leave a Reply

